sexta-feira, 11 de maio de 2012

Old English Sheepdog

País de origem: Grã-Bretanha
Nome no país de origem: Old English Sheepdog (Bobtail)
Utilização: Pastoreio
Sem prova de trabalho

Origem e História

O Old English Sheepdog, também conhecido como Bob Tail, existe há séculos na Inglaterra. Acredita-se que tenha origem no cruzamento do Briard com o Russian Owtcharka, uma raça que tem parentesco com os pastores húngaros.

Antigamente o Old English Sheepdog era utilizado como cão pastor, protegendo rebanhos de ovelhas. No início do século XVIII, estes cães pastores eram isentos do pagamento de impostos na Inglaterra. Como forma de identificação, suas caudas eram cortadas — daí o nome Bob Tail.

O clube do Old English Sheepdog foi fundado na Inglaterra em 1888, e o padrão da raça pouco se alterou desde então. Recentemente, o Old English Sheepdog alcançou extrema popularidade, graças à sua freqüente aparição em anúncios e programas da televisão.

Temperamento: Inteligente, dócil, agitado, obediente e fácil de ser adestrado. Apto ao convívio com crianças, com as quais se mostra um grande amigo.

Aparência Geral: forte, parecendo ser inscrito num quadrado, de estrutura muito harmoniosa e constituição robusta. Absolutamente alto sobre as patas, todo revestido de pelagem abundante. Atarracado, musculoso, firme e cuja expressão é muito inteligente. As formas originais não devem ser modificadas artificialmente por meio de aparo com tesoura ou de tosa. dotado de grande vigor, apresentando uma linha superior ligeiramente inclinada Justificare, visto de cima, possui um tronco em forma de pêra. Apresenta, no trote, um bamboleado típico, embora sua movimentação seja o passo de camelo ou o passo normal. Seu latido tem um timbre próprio.

Movimentação: na passada, o Bobtail bamboleia os posteriores à maneira dos ursos. No trote, o alcance é fácil e a propulsão fornecida pelos posteriores é poderosa, os membros deslocam-se em planos paralelos ao plano medial do corpo. O galope é muito elástico. Em relação à passada lenta, alguns exemplares podem ter a tendência ao passo de camelo. Durante a movimentaçao, o cão pode portar a cabeça naturalmente baixa.

Pelagem: abundante, de textura bem áspera; o pêlo não é reto, mas eriçado e isento de cachos. O subpêlo é uma forração impermeável. A cabeça e o crânio são bem revestidos de pêlos. As orelhas são moderadamente guarnecidas. O pescoço é bem guarnecido, bem como os membros anteriores, principalmente o contorno. A pelagem é mais abundante nos posteriores do que no resto do corpo. É preciso dar mais importância à qualidade, à textura e à abundância do pêlo do que ao simples comprimento.

Cor: todos os tons de cinza, acinzentado ou azul. O tronco e os posteriores têm cor uniforme, com ou sem pequenas manchas brancas (luvas) nas extremidades dos membros. As marcas brancas, nas regiões unicolores, devem ser desencorajadas. A cabeça, o pescoço, os membros anteriores e a face ventral do tronco devem ser brancas com ou sem marcas. Qualquer tom de marrom é indesejável.

Tamanho:
machos: 61 cm
fêmeas: 56 cm.


Fonte

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
Template by - Abdul Munir | Daya Earth Blogger Template | Política de Privacidade