terça-feira, 17 de junho de 2008

Cocker Spaniel Inglês

São usados desde a Idade Média na arte da falcoaria, levantando a caça para que o falcão a abatesse no ar. A caça com falcões deixou de ser praticada há muito tempo, porém o cão não perdeu seu espaço.

O cocker spaniel inglês é um cão pertencente ao grupo dos spaniels. A palavra "cocker" é derivada do nome de uma galinha selvagem (woodcock) muito apreciada no Reino Unido, e que costumava ser o alvo de suas caçadas. O cocker era ideal para a caça dessas galinhas selvagens: pequeno, entrava em lugares que outros spaniels maiores não

Conseguiriam, não se enroscava tão facilmente nos arbustos baixos e cheios de espinhos que era a habitação das galinholas, além de muito corajoso e disposto para o trabalho. Da época de caçadas também nasceu o costume de se retirar parte de sua cauda: dizia-se que o cocker ao caçar, balançava sua cauda de um lado ao outro com tanto entusiasmo que sacudia os arbustos a sua volta e acabava espantando a caça. Hoje, com a proibição da caça e das cirurgias estéticas em animais, esse costume deixa de fazer sentido.

O Cocker é uma raça de cães. No Brasil, o termo Cocker é normalmente usado para se referir ao Cocker Spaniel Inglês, mas existe outra raça de Cocker que é mais comum nos Estados Unidos, o Cocker Spaniel Americano.

Temperamento: É um animal dócil e carinhoso, mas ao mesmo tempo carente. Por isso, necessita sempre atenção e dedicação. É muito fiel ao dono e muito inteligente. Desde sua origem, na Inglaterra, era um caçador de aves - o que se explica a especial antipatia do Cocker em relação a esses animais.

Alguns afirmam que é um cão bravo, mas não é verdade. Depende de como o cão for criado. Como todo cachorro, caso for criado sob stress, punições, espancamentos, ele (assim como qualquer outra raça) irá se tornar um cão estressado, podendo ficar bravo e morder outras pessoas e/ou outros animais.

Alguns tem mania de morder, mas é so um jeito de brincar com o dono.

Cuidados: Alguns donos e veterinários afirmam que o cocker deve comer uma ração especial. Para saber que tipo de ração dar, basta consultar um especialista. E é lógico, não troque a ração a todo momento porque além de deixar as fezes mais pastosas e fedidas não vão garantir um bom desenvolvimento, mesmo sendo boas rações, porque você está sempre trocando as fontes de proteinas contidas em cada ração.

O Cocker tem o pêlo comprido e, por esta mesma razão pode ser cortado, assim que o dono desejar e, achar conveniente. Há várias maneiras do pêlo ser cortado, e variam de acordo com o gosto do dono. O pêlo deve ser escovado diariamente, por questões de higiene, embora isso não seja necessário para que o mesmo mantenha-se belo.

Outro assunto importante é não deixar que entre água no ouvido do seu cão quando for dar banho. Alguns cães, principalmente desta raça, são propensos à fortes dores de ouvido caso lhes entre água através das orelhas, pois isso pode causar infecções (otite)[1]. Caso isto aconteça recomenda-se levá-lo ao veterinário para fazer um tratamento, que consiste em limpeza diária das orelhas e aplicação de antibiótico.

Pelagem: pêlo liso, de textura sedosa, não muito abundante, jamais duro, ondulado ou crespo. Bem franjado nos anteriores, corpo e acima dos jarretes.

Cor: várias.
Partcolor: Azul Ruão, Preto e Branco, Laranja Ruão, Laranja e Branco, Fígado Ruão, Fígado e Branco. - Tricolores: Preto, Branco e Tan, Azul Ruão e Tan, Fígado Branco e Tan, Fígado Ruão e Tan.

Sólidos: Preto, Dourado, Fígado, Black and Tan, Fígado e Tan.
Nas cores sólidas só é permitido a cor branca no peito.

Tamanho: altura aproximada para machos de 39 a 41 cm e para fêmeas de 38 a 39 cm. Peso aproximado: de 13 a 15 quilos.

Comentários
3 Comentários

3 comentários:

Unknown disse...

eu tenho um cocker.ele e muitocarente,olho ele pelo vidro da porta ele faz uma carinha de santo mas quando ajente abre a porta ele pula em cima da jente e ele não pensa em outra coisa alem de brincar mas amo ele de mais.

Rodrigo disse...

Oi Alana, vai por mim é melhor ter um cão assim carente e brincalhão do que um cão que não te da bola e esta sempre triste.
Obs: Este é um cão que ainda vou ter.

Unknown disse...

Eu tbm tenho uma Cocker.. hj ela está velhinha, mas é mt bonitinha ainda.. o único problema é que percebi que com a idade o pelô dela foi tendo um odor forte.. por isso tem que ser dar banho ao menos 2 vezes por semana!!

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
Template by - Abdul Munir | Daya Earth Blogger Template | Política de Privacidade