quarta-feira, 18 de junho de 2008

Coton de Tulear

É a única raça canina desenvolvida na ilha de Madagascar, no oceano Índico. Seus ancestrais chegaram a ilha na época colonial, quando Madagascar era colônia da França e muitos cães foram levados por tropas francesas para a ilha como caçadores de ratos e companhia. Seu nome “Coton” significa algodão em francês e “Tulear” é o nome da cidade madagascarense na qual a raça se desenvolveu. Os primeiros cães europeus que chegaram a região deram origem a uma outra variedade de “coton”, o coton da Reunião, ou coton de Reunion, “Reunião” ou “Reunion” é o nome de uma das ilhas locais, que é território francês e fica localizadas próxima a Madagascar. Este cão, atualmente extinto, foi a base da criação do coton de Tulear, juntamente com outros cães que também participaram da formação do coton de Tulear, principalmente o maltês. O coton deTulear logo ficou famoso entre a nobreza francesa que habitava as colônias francesas no oceano Índico e rapidamente se tornou o “cão de luxo das colônias”, sendo que asessoascomuns eram roibidas de possuir um cachorro desta raça. Até os dias de hoje, embora a criação não esteja mais restrita à nobreza, na ilha de Madagascar , possuir um cachorro desta raça é símbolo de riqueza e de boa posição social .

Aparência Geral: pequeno, pêlos longos, cão de companhia, com uma pelagem branca de textura de algodão, com olhos escuros, redondos e uma expressão viva e inteligente. Proporções Importantes • a altura na cernelha em relação ao comprimento do corpo é de 2 para 3. • o comprimento da Cabeça em relação ao do corpo é de 2 para 5. • o comprimento do crânio em relação ao do focinho é de 9 para 5.

Comportamento e Temperamento: de caráter alegre, equilibrado e muito sociável com os humanos e com outros cães. Adapta-se perfeitamente a qualquer estilo de vida. O temperamento do Coton de Tuléar é uma das principais Características da raça.

Cores: Cor de base: branca. Uma ligeira sombra de cor cinza claro (mistura de pêlos brancos com pêlos pretos) ou vermelho ruão (mistura de pêlos brancos com pêlos fulvos) é permitida nas orelhas.

Tamanho / Peso Machos: 26 a 28 cm, tolerância de 2 cm para cima e 1 cm para baixo. Fêmeas: 23 a 25 cm, tolerância de 2 cm para cima e 1 cm para baixo. Peso: Machos: de 4 kg. Máximo de 6 kg. Fêmeas: de 3,5 kg. Máximo de 5 kg .

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
Template by - Abdul Munir | Daya Earth Blogger Template | Política de Privacidade