quarta-feira, 18 de junho de 2008

Dobermann

Escreve o famoso especialista Setgast: "Há poucas raças de cães tão aptas para a defesa e a guarda. As qualidades físicas e psíquicas do Dobermann o colocaram em pouco tempo em primeiríssima linha. Dotado de grande desconfiança com os desconhecidos, sempre prefere estar perto do dono sua vigilância é incessante, seu olhar vivaz investiga sem descanso ao seu redor, de modo que possa advertir o dono de qualquer perigo eventual. Não conhece medo. No momento do perigo, o seu corpo musculoso põe-se tenso, sua fisionomia se endurece, o olho se acende e ao menor sinal ou ordem do dono ataca corajosamente o adversário."

Surpreende que, no caso desta raça, a obra de seleção tenha sido lograda em um período muito breve, obtendo com rigor características excepcionais. A origem do Dobermann é recente: tal como a conhecemos, a raça existe desde há pouco decênios, e ainda antes, quando se apresentava menos refinada, a sua origem não ia mais além da metade do século passado.

Não obstante, sabemos pouco sobre a sua origem. Os franceses consideram que deriva do seu cão pastor de Beauce e é certo que entre ambas as raças há uma notável semelhança. Por sua vez, os cinófilos alemães preferem derivar o Dobermann de diversos antepassados; por exemplo o consideram originário da Teringia e, precisamente da aldeia de apold, onde um simples porteiro de palácio de nome Dobermann (de quem derivaria o nome da raça) haveria conseguido obter este cão pelo cruzamento de várias raças, entre elas o pastor alemão antigo e o pincher alemão. No princípio, a raça tivera por nome "belling", aparente mente o apelido daquele porteiro, mas há quem diga que o belling era um cão completamente diferente. Segundo outros especialistas , o velho pastor alemão haveria sido a raça básica para criar o Dobermann, mas empregando, além do pincher, o braco de Weimar. Não falta, finalmente, quem supõe a intervenção do black and tan terrier e do Rottweiler, mas isto foi rejeitado categoricamente por Otto Goller, que seguiu na criação a Dobermann; diz-se que Goller foi o verdadeiro selecionador, o que fixou a raça. É provável também, que mais adiante o Dobermann tenha recebido sangue inglês no sentido de que, num primeiro momento, era um pouco tosco e longo afinou-se através do cruzamento com o terrier preto fogo (blanck and tan), presente na Alemanha com dimensões consideráveis. Parece que somente em 1900 o dobermann adquiriu a conformação ágil que ostenta hoje.

Temperamento: Firme e expressão determinada. É o quinto na classificação canina de inteligência. Altamente recomendado para um cão do lar por ser altamente companheiro, se desde pequeno for acostumado com crianças se torna um dos maiores protetores das mesmas. Por ser um cão originalmente criado para a guarda, tendem a manter-se distantes em relação a estranhos, mesmo se forem apresentados pelo dono.


Altura na parte mais alta do garrote.

Machos: 68 a 72 cm.

Fêmeas: 63 a 68 cm.

É desejável um tamanho médio.

Peso
Machos: cerca de 40 a 45 kg.

Fêmeas: cerca de 32 a 35 kg.

Longevidade
12 anos

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
Template by - Abdul Munir | Daya Earth Blogger Template | Política de Privacidade