quinta-feira, 24 de julho de 2008

Cães de pequeno porte podem ser bons companheiros em casa

Eles são fofos, cabem numa bolsa e podem ser bons cães de companhia, inclusive para crianças. Os cãezinhos de pequeno porte, que viraram xodós de celebridades, entre elas Paris Hilton, circulam em shoppings centers, aparecem na TV e chegam a ser vistos em eventos famosos da indústria do entretenimento.

Conhecidos como "toys", eles têm ainda uma série de acessórios, que incluem roupas, sapatos, unhas postiças e uma bolsa usada pelos donos para levá-los a tiracolo. Entre as raças populares do "grupo" estão chihuahua, maltês, poodle, lhasa Apso, shih-tzu, pug e pinscher, este último entre os mais baratos (cerca de R$300), segundo o veterinário Fábio Oshoa, do Breed Pet Shop. Os valores, diz ele, variam não só entre as raças - há, por exemplo, as que atingem R$2 mil - mas também de acordo com o pedigree. "Para que o dono fique seguro quanto à escolha, é importante pesquisar e conhecer as instalações do criador", afirma.

Já entre os cuidados com os pequenos, o veterinário explica que são os mesmos que com os cães de outros tamanhos: vermifugação e vacinação. Também menciona o banho e a tosa, principalmente para os cães de pêlos mais longos.

Outro ponto destacado pela veterinária Karina Mussolino, do Pet Center Marginal, também em São Paulo, é observar o comportamento e o perfil do animal, inclusive na hora de comprar a bolsa para carregar o cão. "Há cães mais agitados como, por exemplo, os da raça pinscher, que podem ser fortes candidatos a não se sentirem confortáveis". O comportamento do bicho de estimação, diz ela, também é importante na hora da compra. "Tudo precisa ser levado em conta, desde o perfil de cada raça até o lugar onde ele vai ficar", aponta.

A veterinária lembra ainda que não é possível precisar a altura exata que o filhote de porte pequeno vai atingir. "Numeração de cães não existe e cada raça é uma raça", diz.

Fonte

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
Template by - Abdul Munir | Daya Earth Blogger Template | Política de Privacidade