sexta-feira, 11 de maio de 2012

Pastor de Shetland

Os Cães Pastores de Shetland ("Shetland Sheepdog"), ou "Shelties" como são mais freqüentemente chamados, geralmente se assemelham a um Collie em miniatura. Embora sejam freqüentemente chamados de "Mini Collie" ou "Collie Miniatura", o Sheltie é de fato uma raça distinta e separada e não foi criado a partir do Collie e sim em paralelo com ele.

A raça evoluiu de robustos antepassados que viveram nas Ilhas Shetland do Norte, localizada na costa nordeste da Escócia. Esta ilha é conhecida pelos Pôneis de Shetland e pelas ovelhas também de tamanho reduzido. O Pastor de Shetland é um cão ágil e ligeiro, o que permite que possa movimentar-se perfeitamente por terrenos rochosos e irregulares.

O Sheltie desenvolveu-se no início do século XIX a partir da introdução na ilha de ancestrais dos Collies atuais e outras raças tais como pastores islandeses e noruegueses que se mesclaram com cães primitivos já existentes na ilha resultando em um excelente cão de pastoreio, um guarda sempre alerta, e um companheiro inteligente e afetuoso. A atenção da raça e a vontade dele para obedecer eram qualidades desejadas e aperfeiçoadas igualmente pelos fazendeiros e pelos pastores da ilha.

Os Shelties têm um intenso desejo de agradar seus donos e uma enorme capacidade de amor e afeto - embora possam ser reservados com estranhos. Eles são de excepcional capacidade para treinamento, companheiros responsáveis, e também excelentes para trabalhos de obediência, pastoreio e agility - onde se destacam em todas as competições que participam. Os Shelties desenvolvem uma lealdade duradoura aos donos.

É uma raça que em hipótese alguma foi feita para ser criada reclusa em um canil ou abandonada no fundo do quintal - ela exige e necessita participar da família e principalmente do dia a dia de seu dono. Os Shelties são naturalmente alertas e protetores, e, latirão para informar que algo está diferente no reino deles. A afinidade natural deles com crianças os torna companheiros gentis e amorosos. Ao contrário de outras raças, não existem grandes diferenças no temperamento entre machos e fêmeas, sendo os dois igualmente afetuosos, amigos e obedientes.

O instinto de Pastor ainda existe fortemente nos shetlands atuais. Esta característica pode ser observada claramente ao passear com a família. Ele tentará manter todos juntos e ficará agitado se alguém se separar do grupo.

A todo Sheltie deve ser dada logo cedo, após completa sua vacinação inicial, uma variedade de experiências como início de seu treinamento. Este treinamento, ou socialização, pode e deve incluir viagens para o parque, plays, shopping center (se possível), a casa de um amigo, ou outros lugares onde seu Sheltie seja bem-vindo. Esta socialização logo cedo ajudará o Sheltie jovem a desenvolver um temperamento inicial amigável e amadurecerá seu lado sócio familiar gentil e amoroso que poderá se ajustar em circunstâncias estranhas.

Os Shelties têm uma pelagem com pêlo e sub-pêlo. A pelagem exterior consiste em pêlos longos, retos, grossos e macios enquanto, a base é pequena, peluda, e muito densa. Machos maduros têm uma pelagem mais impressionante que as fêmeas. Quanto ao cuidando, suas necessidades dependerão do tipo e qualidade da pelagem. Geralmente, o Sheltie é um cachorro muito limpo, e em média precisa de apenas uma escovação semanal, sendo duas escovações semanais o ideal (é útil aplicar um spray em nuvem com água quando estiver escovando - evita a quebra dos pêlos).

Com água adequada, uma boa nutrição (usando uma boa ração, recomendo a Purina Pro-Plan), visita ao veterinário regularmente e cuidados do dono (amor, carinho, atenção, etc), os Shelties pode viver até 14 anos facilmente. Quando adulto seu peso varia entre 6 e 10 quilos.

Coloque seu Sheltie imediatamente sobre supervisão veterinária, tenha certeza de que recebe suas vacinas corretamente e lhe é administrado regularmente vermífigo. Relembre seu veterinário que em hipótese alguma o seu Shetland poderá fazer uso de vermífugos a base de ivomectina.

Seu cachorro deve ter recebido todas as vacinas e reforços antes de ser exposto à população animal em geral ou seja, dar seu primeiro passeio na rua. Mantenha seu Sheltie em uma área segura. Siga as leis locais (use guia ao sair) e esteja mais tranquilo usando em seu cão algum tipo de identificação (tatuagem, microchip, plaquinha de identificação ou etiqueta de nome) no caso de seu cachorro ser perdido ou roubado.

Comentários
3 Comentários

3 comentários:

Unknown disse...

o cachorrro é lindo mas oque ele come???

Unknown disse...

o cachorro é lindo, mas oque ele come????
eu moro embage ele pode morar em bage????
pq eu n~sei vcs poderiam me responder???

Anônimo disse...

Oi Pâmela obrigado pela visita
Bom não sou especialista (veterinário) no assunto mas como todo cão ele come ração e de preferência de boa qualidade quanto a morar em Bagé também não tem problema desde que seja bem cuidado.

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
Template by - Abdul Munir | Daya Earth Blogger Template | Política de Privacidade