O passado distante do Weimaraner ainda não é conhecido com exactidão. A referência mais longínqua a cães semelhantes ao Weimaraner data do século XIII, quando estes cães faziam parte da matilha de caça do Rei Louis IX de França. Mais tarde, no século XVII, surgem novamente em pinturas de Van Dyke. É certo todavia, que no início do século XIX foi apurado e criado na corte do duque de Weimar na Alemanha, de quem recebeu o nome. Era usado como cão de caça grossa e com a diminuição de praticantes desta actividade na viragem do século XX, o Weimaraner tornou-se raro. Mas a partir da reprodução selectiva, adaptou-se à caça miúda, tornando-se novamente popular. Até 1929, o clube alemão desta raça era bastante protector, não permitindo a venda destes animais a não membros. Contudo, um dos membros do clube, Howard Knight, emigrou para os Estados Unidos da América, onde propagou a raça.
Ao longo da segunda metade do século XX, muitas têm sido as divergências relativamente à legitimidade das duas variantes: pêlo curto e pêlo comprido. Na Europa reconheceu-se a pelagem comprida no estalão da raça em 1952, sendo bem aceite entre os apreciadores da raça. Já noutros países, como por exemplo nos EUA esta é considerada desprestigiante.
Tendo origem como cão de caça, o Weimaraner adaptou-se a muitos tipos de trabalho: busca e salvamento, cão de guarda, cão-guia e até mesmo cão-polícia nos EUA e no Reino Unido.
Temperamento
O Weimaraner são cães rápidos e ágeis, mas que se tornam excelentes cães de companhia se forem exercitados convenientemente. São cães afectuosos, sempre prontos para brincar.
Muito protectores e territoriais, fazem bons cães de guarda, mostrando-se desconfiados de estranhos. Não se dão bem com outros cães e devem por isso ser bem socializados desde pequenos. Tudo isto faz do Weimaraner um cão bastante dominante, não adequado a donos inexperientes.
Inteligente, o Weimaraner aborrece-se facilmente com treino repetitivo. O dono precisa de paciência e consistência no treino deste cão. Esta raça adora agradar ao dono, mas não tolera injustiças, por isso aposte no reforço positivo.
Bastante dependente dos donos, o Weimaraner não é um cão para o exterior. Prefere viver num apartamento junto do dono, desde que seja bem exercitados, do que ser albergados em zonas exteriores sem acesso à casa. Se deixado sozinho durante longos períodos de tempo, pode tornar-se destrutivo.
O Weimaraner não pode ser solto em locais que não estejam adequadamente vedados, pois o seu faro leva-o longe. Devido ao passado de caça, o Weimaraner gosta de ladrar para chamar o dono ou alertá-lo da presença de estranhos.
O Weimaraner necessita de bastante exercício para que mantenha a sua postura calma dentro de casa. Duas horas de exercício diário é o mínimo para este cão activo. Adoram recuperar bolas, paus e outros objectos, caminhar e correr e ainda nadar.
Aparência Geral
O Weimanarer é um cão de porte médio a pesado, de constituição atlética e esbelta. A cabeça é larga e o focinho longo e forte. O stop é moderadamente definido. As orelhas são compridas e largas com as extremidades arredondadas e ponta enrolada. Os olhos são cinzentos ou âmbar. Possui uns membros longos sendo os posteriores musculosos e bem desenvolvidos. A cauda normalmente é amputada aos dois dias de idade, sendo o seu tamanho em adulto de cerca de 15cm.
O Weimanarer pode ter uma pelagem curta e densa ou uma suave e ligeiramente ondulada pelagem comprida. Pode ser encontrado em várias tonalidades de cinzento. São permitidas pequenas manchas brancas no peito e pés. Marcas castanhas são consideradas falta grave.
Devido à sua coloração, relativamente rara nas raças de cães, é também conhecido como "Silver Ghost" ou "Gray Ghost", fantasma prateado ou cinzento.
Saúde e Higiene
As maiores preocupações na raça são: torção de estômago e displasia da anca. Os donos devem também estar atentos a infecções nos ouvidos, a deformações na espinha (Espinha bífida) e problemas oculares.
O pêlo curto da raça não exige muita manutenção. Escovagens frequentes ajudam a manter o pêlo limpo e a evitar o banho.