sexta-feira, 11 de maio de 2012

Manx o gato da ilha de Man

De acordo com a lenda, a origem da raça de gatos Manx com a peculiar particularidade de não ter cauda deve-se ao fato de este gato ter sido o último a entrar na arca de Noé, quando este, na eminência do Dilúvio, já estava fechando as portas, e cauda teria ficado entalada e sido cortada. Uma história bonita, mas que não convence a maioria. Na crença popular dos mais idosos e tradicionalistas, vigora a teoria de que esta raça nasceu do cruzamento de gatos domésticos com coelhos. Isso mesmo, e as patas traseiras bem mais altas do que as dianteiras e a ausência de cauda são avançadas como evidências físicas.

História
De mutação genética a normalidade. O gato Manx há já centenas de anos que faz parte da história da ilha de Man, ao largo da Irlanda, e assume-se que a raça descende de gatos sem cauda que sobreviveram a um naufrágio que acabaria por arrastá-los até à costa daquela ilha. Mesmo não acreditando na versão do naufrágio, a verdade é que Man se encontrava na rota de muitas frotas navais, caso dos galeões da Armada Espanhola, e é igualmente sabido que em todos os navios os gatos faziam parte da tripulação fixa, a fim de dizimarem as populações de ratos. O mais provável portanto, é que alguns exemplares sem cauda — uma mutação no desenvolvimento total da espinha dorsal — tenham ficado em Man, onde os locais acabaram por desenvolver esta especificidade genética, até porque, no isolamento da pequena ilha, o que cedo aconteceu é que a normalidade no seio da população felina, passassem a ser gatos sem cauda, ou com caudas curtas.
Fosse qual fosse a verdadeira origem da raça, o certo é que ela é natural daquela pequena ilha britânica, tendo sido reconhecida em 1920.

Tipo de Pêlo
Nos animais de pêlo curto, apresenta-se um manto duplo e muito espesso, que pode ser mais fino durante o verão. Quando tocamos um Manx, seu pêlo tem uma textura muito parecida com a do algodão. Seus pêlos protectores são um pouco mais compridos do que os outros. Nos gatos de pêlo longo, os animais também têm um manto duplo, de comprimento médio, denso, com comprimento variado dos ombros em direcção ao traseiro.

O pêlo do pescoço do abdómen e das pernas (apenas até o meio)pode ser mais longo do que o do resto do corpo. Geralmente apresentam tufos de pêlo nas orelhas e nos pés. Os Manx de pêlo longo também podem sofrer variações no manto de acordo com as estações do ano.
Temperamento
O Manx é um gato amigável, muito ligado à família, e com uma energia indescritível. Podem saltar mais alto do que possamos imaginar, não sendo difícil, quando os deixamos sozinhos, encontrá-los num ponto elevado da casa sem sabermos como ele foi lá parar. Um dono de Manx disse certa vez que se fosse um carro, os gatos desta raça seriam um com uma boa aceleração e que teriam boa estabilidade nas curvas rápidas. Brincadeiras à parte, os Manx são muito parecidos com um cão em certas características, como por exemplo a tendência que têm para enterrar e ir buscar objectos e brinquedos. Por serem tão ligados à família, dificilmente acostumam-se a outros donos senão os seus, apesar de serem amigáveis com qualquer pessoa.

Descrição
Possui a cabeça redonda, com um focinho arredondado, queixo forte, a testa larga e o pescoço curto. O nariz é médio/longo, direito na Grã Bretanha e curvo nos Estados Unidos. A ponta do nariz deve condizer com a cor do manto. As orelhas são largas na base, médias em relação à cabeça, espaçadas entre si e apontadas para fora, com as pontas levemente arredondadas. Os olhos são redondos, grandes, sempre alertas e formam um pequeno ângulo com o nariz. Assim como o nariz, deve condizer com a cor da pelagem.

O corpo do Manx deve ser forte, atarracado, com uma boa estrutura óssea e ancas arredondadas, mais altas do que os ombros. As coxas musculosas, dão um porte atlético e distintivo à raça, de maneira que quando o pegamos ao colo, temos a impressão surpreendente que o Manx é mais pesado do que realmente é. As pernas dianteiras são curtas e afastadas, enquanto as traseiras são mais longas, podendo dar ao Manx um andar meio saltitante, semelhante a um coelho, característica que nos Estados Unidos é considerada um defeito. Os machos podem ser ligeiramente maiores do que as fêmeas.
Variantes
Nos Manx, as variantes reconhecidas são as seguintes: Branco( olhos azuis, cor de cobre, e olhos de cores diferentes), Azul, Preto, Vermelho, Creme, Shaded Silver, Chinchila Silver, Fumado Preto, Fumado Azul, Silver Tabby, Silver Tabby Tigrado, Tabby Vermelho, Tabby Vermelho Tigrado, Tabby Castanho, Tabby Castanho Tigrado, Tabby Azul, Tabby Azul Tigrado, Tabby Creme, Tabby Creme Tigrado, Tartaruga, Calico (branco com preto e vermelho), Dilute Calico (branco com azul e creme), Azul-Creme, e Bicolores.

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
Template by - Abdul Munir | Daya Earth Blogger Template | Política de Privacidade