quarta-feira, 11 de junho de 2008

Basenji

O basenji é uma das raças mais antigas do mundo, seus ancestrais são encontrados desde o tempo dos antigos egípcios, retratados nas tumbas dos faraós. Acredita-se que cães da raça teriam sido trazidos do leste africano e presenteados ao faraó que se encantou com o basenji, então a raça passou a ser criada no vale do Nilo.

Com o declínio da civilização egípcia a raça continuou a ser criada pelos habitantes da região, que admiravam as qualidades da raça como caçador, até o século XIX quando exploradores ingleses chegaram a região e levaram alguns exemplares da raça para a Inglaterra. Os cães levados para a Inglaterra acabaram por morrer e a raça só conseguiu ser introduzida definitivamente na Europa durante o século XX, em 1937.

Este cão já recebeu diferentes nomes ao longo de sua história, já foi chamado de “cão de Keops” em referência ao faraó egípcio, também já foi chamado de “terrier do Congo” pois uma de suas habilidades era a de caçar ratos e pequenos roedores (embora não seja um cão tipo terrier), atualemente é conhecido como “basenji”, este é o nome de uma etnia de pigmeus do Congo, que significa “habitante do mato”, “da savana”, “mateiro”, “sertanejo”.

O basenji ficou famoso como “o cão que não late”. Esta é uma característa típica desta raça, embora também possa ser encontrada em alguns canídeos selvagens do cotinente africano. O basenji não possui a capacidade de latir, mas isto não quer dizer que não faça nenhum ruído, estes cães fazem um som peculiar, que muitos donos comparam com “choro”, “risadas”, “canto de pássaros” ou “assobios”. Além disto, o basenji também possui outras particularidades, eles costumam se lamber de vez em quando, como os gatos, e adoram lugares altos de onde possam observar o ambiente ao redor.

Tipo físico: Sempre alerta, o Basenji é um cão de conformação ligeira, com a graça de uma gazela. A orelhas são pontiagudas e eretas implantadas no alto da cabeça. Finas e profundas rugas faciais surgem quando põe as orelhas em alerta. O corpo é equilibrado e o rabo de inserção alta segue enrolado sobre a garupa. A pelagem é curta e lisa. Sua altura varia entre 40 e 43 cm e seu peso entre 9 e 11 kg. As cores podem ser, vermelhos, preto e fogo e preto, todos eles com manchas brancas. No Zaire, seu país de origem, também existe Basenjis tigrados.

Caráter: É um bom candidato para cão de companhia. Sua pelagem curta necessita de poucos cuidados. Ele costuma limpar-se como fazem os gatos. São cães com estilo, inteligentes e de aspecto chamativo. Tendem a ser brigões com outros cães, mas são absolutamente confiáveis e afetuosos com as pessoas.

Pelagem: Possui uma pelagem curta e lisa e pode ser bicolor ou tricolor

Altura:
macho - 43 cm
fêmea - 40 cm

Peso:
Macho - 11 Kg.
Fêmea - 9,500 Kg.

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
Template by - Abdul Munir | Daya Earth Blogger Template | Política de Privacidade