quinta-feira, 12 de junho de 2008

Beagle

Cão de origem inglesa do tipo sabujo, de porte médio, onde até hoje é usado em caça à lebre e à raposa.

O Beagle é hoje uma raça muito falada, mas mal conhecida. É comum ouvirmos comentários pejorativos a seu respeito, até mesmo por veterinários e cinófilos. É um erro caracterizarmos um comportamento degenerado como sendo o padrão da raça. Quem já teve a feliz oportunidade de conviver com um Beagle "normal", sabe que esta raça possui um temperamento extremamente estável. Sempre alegre (isto não significa agitado ou excitado), sempre de bem com a vida. Jamais ouvimos falar de um Beagle que tenha mordido uma criança. Para que chegue a isto, é preciso que seja levado aos limites de sua paciência. Existem poucas raças mais dependentes de crianças do que esta.

Aparência geral: um cão robusto, de construção compacta, que dá impressão de rusticidade com qualidade.

Comportamento / Temperamento: é um cão alegre cuja função essencial é a caça à lebre, seguindo seu rastro. Corajoso, com grande atividade, com vigor e determinação. Alerta, inteligente e possui um temperamento equilibrado. Amável e vigilante, não demonstra nem agressividade, nem timidez.

Cabeça: comprimento moderado. Poderosa sem ser grosseira. Mais refinada nas fêmeas, livre de rugas ou dobras.

Região facial

Focinho: não pontudo.

Lábios: razoavelmente desenvolvidos.

Maxilares / Dentes: maxilares fortes com uma perfeita, regular e completa mordedura em tesoura.

Olhos: marrom escuros ou avelã, relativamente grandes; nem profundos, nem proeminentes; bem separados, com expressão meiga e suplicante.

Orelhas: longas, de extremidades arredondadas, as quais devem atingir a ponta da trufa quando esticadas para a frente. Inserção baixa, de textura fina, portadas graciosamente caídas rentes às faces.

Pescoço: suficientemente longo, de modo a facilitar o farejamento de trilhas;ligeiramente arqueado e apresentando pequena barbela.

Dorso: reto e nivelado. ombo: curto, porém bem balanceado, forte e flexível. eito: nível do peito abaixo do cotovelo. Costelas bem arqueadas e se estendendo perfeitamente para trás. Linha inferior: moderadamente esgalgada.

Cauda: forte; de comprimento moderado; inserção alta; portada empinada sem curvarse sobre o dorso, nem inclinar-se para a frente, desde a raiz. Bem revestida de pêlos, especialmente na sua parte inferior.

Movimentação: dorso firme, sem nenhum indício de oscilação. Passadas livres com bom alcance dos anteriores, sem ação alta dos mesmos. Posteriores com forte propulsão. Não deve apresentar uma movimentação presa ou movimento “remador”, nem trançar de frente.

Pelagem: Pêlo: curto, denso e resistente às intempéries.

Tamanho: altura na cernelha: mínima desejável 33 cm - máxima 40 cm.

Cores mais comuns:Tricolor, branco preto e avermelhado, bicolor, preto e castanho, preto e branco ou castanho e branco

Esperança média de vida: Cerca de 13 anos

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
Template by - Abdul Munir | Daya Earth Blogger Template | Política de Privacidade