segunda-feira, 16 de junho de 2008

Bulldog Americano


partilha os antecedentes com o Bulldog Inglês. Ambos descendem do antigo Bulldog encontrado no Reino Unido nos séculos XVII e XVIII. Estes cães usados em combates sangrentos contra touros foram levados para os Estados Unidos da América pelos colonos ingleses. Enquanto o Bulldog Inglês foi sendo refinado: tornou-se mais baixo e mais dócil; o Bulldog Americano permaneceu fiel às suas origens: alto, robusto e destemido.

Nos Estados Unidos da América, a raça revelou-se uma preciosa ajuda para os rancheiros que o utilizavam para a guarda e controlo de gado bovino. O Bulldog Americano foi também utilizado na caça a ursos, veados, etc.

O número de exemplares caiu no século XX, ao ponto de estar perto da extinção após a Segunda Guerra Mundial. O veterano de guerra norte-american John D. Johnson, decidiu recuperar a raça, salvando-a da extinção em parceria com outro criador, Alan Scott. Mas divergências em relação à conformação do Bulldog Americano levaram-nos a seguir caminhos diferentes, dando origem a duas linhas dentro da raça.

Devido à variedade de características físicas e temperamentais que existe no Bulldog Americano, a raça não foi ainda reconhecida pela principal clube norte-americano, AKC, nem pelos maiores clubes internacionais.

Apesar de afastado das exposições, o Bulldog Americano recuperou a popularidade perdida em meados do século XX e tem-se espalhado por todo o globo. É sobretudo um cão de trabalho, mas também um animal de companhia. É cada vez mais frequente ver o Bulldog Americano a praticar desportos caninos, sobretudo as actividades especificas para cães de protecção.

Pontos positivos: Entre os pontos positivos podemos destacar a multi-funcionalidade, robustês, força, coragem, capacidade de trabalho, companheirismo, grande porte físico, bom como cão de guarda.

Pontos Negativos: Para alguns o tamanho grande e pesado é considerado ponto negativo. Agressividade com outros cães de mesmo sexo/tamanho. Tendência a querer "dominar" o dono. Problemas de pele e displasia coxo-femoral (em linhagens onde controle sistemático sobre esses aspectos não é feito pelo criador).

Aparência geral: cão poderoso, mostrando força, resistência, inteligência e vivacidade. Poderosamente construído, mas ativo.

Características: as características essenciais do American Bulldog são as que o tornam capaz para apanhar tanto gado quanto porcos selvagens e como cão de guarda pessoal e da propriedade. Essas tarefas requerem um cão poderoso, ágil e de confiança, com uma cabeça grande e poderosos maxilares. O American Bulldog é corajoso o bastante para encarar um terrível boi ou um intruso. Agressivo o bastante para lutar com um urso como um porco selvagem, mas gentil o bastante para cão de companhia, amável com a família.

Comportamento / Temperamento: muito obediente e fiel ao seu dono e família. Muito amigável durante o dia, porém muito agressivo à noite, especialmente com pessoas desconhecidas. Deve ser impaciente, corajoso e confiante sem sinal de medo ou timidez.
Tamanho / Peso
Johnson: Machos com 23 a 32 polegadas na cernelha. Peso: 90 - 150 lbs.
Fêmeas com 20 a 28 polegadas na cernelha. Peso: 70 - 130 lbs.
Scott: Machos com 22 a 28 polegadas na cernelha. Peso: 70 - 100 lbs.
Fêmeas com 18 a 26 polegadas na cernelha. Peso: 50 - 80 lbs.


Cor: branco sólido. Branco com todas as tonalidades de tigrado (branco, vermelho,
amarelo, azul, marrom, preto ou cinza). Vermelho e branco; castanho e branco; bege
e branco; cor de cervo e branco; preto e branco; marrom e branco; mogno e branco;
creme e branco. Preto sólido e qualquer outra cor sem um mínimo de 25% de branco,
não é aceitável.

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
Template by - Abdul Munir | Daya Earth Blogger Template | Política de Privacidade