Com as orelhas compridas e a cabeça arqueada, o Cavalier King Charles Spaniel é um dos maiores cães dentre os chamados "toys". Um ótimo cão para toda a família, é doce, muito afetuoso e brincalhão - um verdadeiro gentleman. A expressão gentil, inclusive, é a principal característica desta raça.
Não requer muito espaço em casa e pede apenas uma quantidade razoável de exercícios, considerando seu porte pequeno. A sua pelagem, no entanto, requer cuidados diários, como a escovação.
O Cavalier King Charles Spaniel recebeu este nome por causa do rei Charles II, que governou a Inglaterra no século XVII. Era uma das raças preferidas do rei, ainda mais amada que o King Charles Spaniel - uma raça bastante similar.
Apreciada desde então como uma excelente companhia, o Cavalier King Charles Spaniel é até hoje uma das raças mais populares na Inglaterra.
Aparência geral: Pequeno, de pelagem longa, crânio levemente arqueado, orelhas e franjas longas, ativo, gracioso, muito alegre, gentil e afetuoso.
Altura: 30 a 33 cm
Peso: 5,8 a 8 quilos
Pelo: Longo, sedoso e muito macio ao toque, sendo permitindo leves ondas. As franjas nas orelhas, membros e cauda devem ser longas. Nas patas a franja é considerada uma qualidade nesta raça. Não é permitido qualquer tipo de tosa, somente entre as almofadas pode ser aparaado.
Cor:
Bleinheim - marcações em rico castanho-avermelhado, bem distribuídas sobre um branco pérola. As orelhas devem ser vermelhas, e a cor bem distribuida pela cabeça com uma faixa em branco entre as orelhas, no centro das quais é muito considerada a presença dum losango (diamante) ou marca Bleinheim.
Rubi - sólido na cor vermelha bem forte.
Preto e canela: preto forte, com marcações em rico castanho acima dos olhos, nas faces, no interior das orelhas, no peito, pernas e sob da cauda.
Tricolores: marcações preto e castanho, sendo o preto bem distribuído em fundo branco pérola.