segunda-feira, 23 de junho de 2008

Dogue Alemão

Também conhecido como Dinamarquês, como "Grand Danois" e como Grande ou Gigante Dinamarquês, é uma raça canina que pertence à categoria dos molossóides, tendo sido criado para a caça ao javali. Hoje em dia é comumente criado para a guarda e a companhia.

É um cão gigantesco, com os machos possuindo no mínimo 80 cm de altura, e as fêmeas 72, mas é comum os exemplares ultrapassarem em muito essas medidas. O corpo é quadrado, forte e musculoso. Sua pelagem é curta, grossa e brilhante, podendo apresentar-se nas cores dourado, rajado, azul, preto e arlequim. A cabeça é longa e estreita, com crânio e focinho de mesmo comprimento. O nariz é preto, exceto nos arlequins, que podem apresentá-lo despigmentado. Os olhos são de tamanho médio e escuros, exceto nos arlequins, que podem possuir um ou dois olhos azuis. Os membros anteriores são fortes e retos, possuindo pés de tamanho médio, com dedos bem arqueados. Já os membros posteriores são largos, paralelos e com angulação moderada. A cauda é larga na base, afinando-se em direção à ponta.

O adulto é normalmente calmo, sendo muito amistoso com os conhecidos, porém desconfiado com os estranhos. Como foi também usado como cão boiadeiro no passado, é usado como cão de guarda com sucesso, protegendo os donos. Em casos de desvio de temperamento, podem ser demasiadamente medrosos.

Cores mais comuns: Dourado com máscara preta, preto, tigrado ou branco com malhas pretas.

Altura média quando adulto: 90 cm
Peso médio quando adulto: 80 kg

Curiosidades
O famoso Scooby-Doo da Hanna-Barbera é um Dogue Alemão, mas curiosamente, não existem exemplares de Dogue Alemão com as cores do Scooby Doo, ou seja, castanho com manchas pretas.

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
Template by - Abdul Munir | Daya Earth Blogger Template | Política de Privacidade