terça-feira, 1 de julho de 2008

Malamute do Alaska

É uma antiga raça de cães nórdicos do tipo “husky” (trenó). É um cão primitivo selecionado pela natureza para sobreviver ao frio Ártico. O seu nome deriva da tribo nativa Mahlemuts do noroeste do Alasca que utilizava esses cães para arrastar trenós, barcas da margem, de bancos de gelo e ajudar nas caçadas.

É um cão magnífico com aparência de lobo, um atleta inteligente, dócil, leal, tranqüilo, digno e um acompanhante agradável que, como um cão do ártico, possui muita independência. É extremamente leal à família e dedica-se a todos sem exceção, podendo ser um grande amigo das crianças. É gentil com estranhos, não fazendo o tipo de cão de guarda, raramente late e pode ser agressivo com outros cães.

Um excelente cão de companhia e da família, não necessita de muito espaço, mas precisa de saídas longas e freqüentes, não gostam de ficar muito sozinhos, não suportando a solidão, principalmente os machos. Devido a sua força física pode involuntariamente se tornar perigoso se não for bem educado.
O Malamute do Alaska possui a capacidade para arrastar em trenós cargas muito pesadas. É um cão compacto e potente e não possui velocidade para competição como outras raças árticas menores. Com um corpo forte e bem constituído a cabeça é larga e suas orelhas são eretas e cônicas inseridas lateralmente.

Possui marcas ou máscara na cara com marcações típicas brancas. A cauda densamente peluda é portada por cima das costas, como um arco. Os Malamutes são de diversas cores, mas em geral é cinza ou preto com as devidas marcações em branco no ventre, parte dos membros ,máscara e contorno nitido nas bordas das orelhas. Sua pelagem é grossa e espessa com subpêlos densos e lanosos, propícia para manter a temperatura corporal estável criando uma barreira térmica em temperaturas mais frias, mas suporta muito bem as condições climáticas diversas. Há trocas de pêlos duas vezes ao ano com grandes quedas e necessidade de escovações. Seus olhos podem ser castanhos, azuis e grandes, os Mamutes de olhos castanhos aparecem com mais frequência.

Se comparado com o Husky Siberiano, nota-se que o Malamute do Alaska possui orelhas maiores, inseridas mais lentamente e o focinho mais alto. Para maior estabilidade e força de tração possui pés arredondados, enquanto seu primo, o Husky, que foi desenvolvido para puxar cargas mais leves, possui pés ovais para cansar menos e correr mais. Seus olhos são mais puxados e sua cauda em arco sobre o dorso, diferente do Husky Siberiano, que possui cauda em pincel. É provável que as duas raças possuam um antepassado comum, porém evoluíram em regiões diferentes do Ártico.

Temperamento: afetuoso, amigável, não é um cão de “um só dono”. É um
companheiro leal, dedicado, brincalhão, mas geralmente impressiona pela sua dignidade
após a maturidade.

O Malamute tem uma pelagem de proteção espessa e rústica, nunca longa nem
macia. O subpêlo é denso, comprimento de 2,5 a 5 cm, oleoso e lanoso. A rude pelagem
de proteção varia em comprimento assim como subpêlo. A pelagem é relativamente
curta para média, nas laterais do corpo, com o comprimento da pelagem aumentando
ao redor dos ombros e do pescoço, debaixo do dorso e sobre a garupa, nos culotes e
na cauda. Os Malamutes normalmente têm uma pelagem mais curta e menos densa
durante os meses do verão. O Malamute é mostrado naturalmente. Trimming não é
aceito a não ser para dar uma aparência limpa às patas.

As cores normalmente variam de cinza claro passando pelas tonalidades
intermediárias do preto, areia e tonalidades de areia ao vermelho. Combinações de
cores são aceitáveis no subpêlo e pontas. A única cor sólida permitida é todo branco.
Branco é sempre a cor predominante na parte inferior do corpo, parte das pernas,
patas e parte das marcações da face. Uma mancha branca na testa e/ou um colar, ou
uma mancha na nuca é atrativo e aceitável. O Malamute é mantado. Cores irregulares
ou salpicos que se estendam sobre o corpo são indesejáveis.

Comentários
3 Comentários

3 comentários:

Anônimo disse...

nossaa!!!... Esse cachorro é muito lindoo!!!
minha vizinha tinha um desse, chamava sacha...
muito linda, a noite ela ruivavaaaa....




bjokass.

Anônimo disse...

os husky e a raça mais bonita que pode haver . eu tanho uma cadela linda mas nao e pura a ma e labradora e o pai e husky seberiano. a cabeça deles sao muito peludas paresem a cabeça de um ursinho. a cauda deles e muito peluda. Os husky nao gostam nada do calor !!! a minha cadela anda sempre com a lingua de fora , taho de todos os dias de mudar lhe de agua fresca !!! a agua ca em portugal quando esta muito calor paresse que esta a frever quer dizer nao paresse esta mesmo a frever !!! bom eu quando tiver 19 anos vou explorar a rassa nem que tanha de ie ao polo norte para ver como eles se desenvolvem na vida deles . para aranjarem comida , ver como e que eles ocupam os seus tempos lires !!!! para saber mais um pouco duque ja sei sobre a rassa husky.

Anônimo disse...

MANDA UM MALAMUTE ,, DESTE P/ MIM //COMO E E LINDO ,,

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
Template by - Abdul Munir | Daya Earth Blogger Template | Política de Privacidade