terça-feira, 1 de julho de 2008

Mastiff

O mastiff é, de todas as raças caninas, a mais pesada. A média mundial para exemplares de boa linhagem e característicos da raça é de 90 kg para machos e 80 kg para fêmeas, isso aos 2 anos. Aos três anos um mastiff pode ultrapassar os 100 kg. Há registos de um exemplar com 155 kg.

Dotado de grande força, era usado no combate entre cães, leões e ursos na antiga Inglaterra. Porém, o temperamento sanguinário de outrora deu lugar a um guardião equilibrado e muito destemido.

Raça popular nos Estados Unidos da América, no Brasil o plantel vem crescendo em qualidade e quantidade. Persistem, porém, alguns desafios para a criação pois, mesmo nas exposições de estrutura e beleza, observam-se cães com pouca estrutura óssea e falta de massa, uma vez que se trata de uma raça molossóide, e quanto à marcação (cor), ausência de máscara preta. Também é comum encontrarmos cães medrosos. Ele pode apresentar cores como fulvo prateado (um tom de bege claro), fulvo abricot (um tom de laranja escuro) e fulvo tigrado, que é uma das cores básicas mais o preto. Todos os mastiffs devem possuir máscara e orelhas pretas. Não existe o preto sólido como cor, isso é sinal claro de que o exemplar é um mestiço.

A expectativa média de vida é de, aproximadamente, 12 anos.

Muitos são os cuidados necessários com a raça, principalmente devido ao peso excessivo, pois o filhote, que nasce com mais ou menos 600 gramas, apresenta já aos seis meses um peso de 50 kg. O mastiff requer cuidados especiais com alimentação, que nos seus primeiros 18 meses de vida deve ser a melhor possível e nas quantidades recomendadas pelos veterinários. Qualquer excesso pode acarretar problemas como a displasia coxo-femural. Não deve haver suplementação de cálcio, pois tal pode acarretar problemas de postura. Recomendam-se exercícios físicos adequados a cada fase da vida e acompanhamento de um médico veterinário para que se respeitem os limites do cão.

Ele fez sucesso na Inglaterra medieval na função de cão gladiador. Enfrentou leões, ursos e seres humanos nos então populares e sangrentos combates de arena.
Foi também usado em guerras e na caça a grandes animais, como javalis e lobos.
Destacou-se pela ferocidade. De lá para cá, sua aparência física pouco se modificou. Mas seu temperamento agressivo e impetuoso sofreu uma reviravolta.

Hoje adotado sobretudo para guarda e companhia, o Mastife Inglês alia o porte avantajado e intimidador a um perfil equilibrado e pouco afeito a rompantes violentos. “Principalmente do século 19 em diante, quando os combates com animais se tornaram ilegais e a cinofilia organizada tomou forma, acasalamentos selecionados trataram de suavizar o temperamento feroz da raça”, comenta a criadora britânica Lyn Say, vice-presidente do Old English Mastiff Club , entidade mãe da raça no mundo. “Não havia mais sentido em produzir cães tão agressivos; a vida moderna passou a exigir exemplares mais fáceis e seguros de manter, que pudessem proteger com eficiência a propriedade mas que não ameaçassem as pessoas de maneira indiscriminada”, acrescenta Lyn. Atualmente, esse é o retrato dos exemplares típicos desse peso pesado dos cães. “O Mastife é um guarda ponderado e confiável; só age com agressividade em situações de perigo, aceita as visitas dos donos e é paciente com as crianças da casa”, resume o presidente da Associação do Mastiff Inglês do Estado de São Paulo , Carlos Roberto Flaquer Rocha, também juiz da raça, criador e dono do canil Chaputepek, que há oito anos consecutivos se consagra o melhor na criação de Mastife pelo ranking anual da Confederação Brasileira de Cinofilia (CBKC).

Tamanho:
No mínimo 75 cm para os machos e 70 para as fêmeas.
Aparência:
Grande, maciço, simétrico, imponente. Seu andar denota força e firmeza.
Pelagem e Cor:
A pelagem é moderadamente grossa, curta. Sub-pêlo denso e curto. Podem ser abricot, castanho-prateado ou tigrado e todos devem ter máscara negra.
Cabeça:
Aparência forte vista de qualquer ângulo, músculos das têmporas bem desenvolvidos, demonstrando força. Crânio arredondado. Orelhas caídas em V. Olhos escuros, quanto mais melhor, distanciados e não podem ser proeminentes. Expressão alerta porém amável. Nariz preto sem pigmentação rosada.

Cauda:
Longa. Portada baixa, alcança o jarrete ou um pouco mais abaixo. Larga na raiz e vai afinando até o final. Forma uma ligeira curva mas nunca fica sobre as costas quando o cão está em movimento.
Expectativa de vida: :
De 9 a 12 anos.

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
Template by - Abdul Munir | Daya Earth Blogger Template | Política de Privacidade