quarta-feira, 2 de julho de 2008

Pastor Alemão Branco

O Pastor Alemão Branco é criado mundialmente como uma variedade de raça, não contando, entretanto, com o reconhecimento oficial de várias entidades de peso, entre as quais a FCI (Federação Cinológica Internacional). Criadores de todo o mundo estão buscando reconhecimento internacional deste cão como raça.

Acredita-se que o reconhecimento esteja próximo, e talvez implique na mudança de nome da raça, talvez para Pastor Branco ou Pastor Canadense. Isto, contudo, não altera o fato de que estes cães brancos são originados unicamente do Pastor Alemão. A raça Pastor Alemão, conforme concebida por Stephanitz - o primeiro criador da raça -, não apresentava restrição quanto à cor do pêlo. Pesquisas recentes demonstraram que mais da metade dos primeiros Pastores Alemães produziram descendentes brancos.

Assim, fica evidente que o Pastor Alemão Branco integrou a fundação da raça Pastor Alemão e participou de seus primeiros anos. No pós- guerra, iniciou-se campanha sistemática para erradicação da variedade branca da raça Pastor Alemão, alegando-se erroneamente que seus exemplares eram associados geneticamente ao albinismo, apresentando surdez, cegueira, esterilidade, epilepsia, displasia coxo-femural, desbotamento de cores e perda de vigor físico.

Nesta época a SV (Verein für Deutsche Schäferhund), ou Clube do Pastor Alemão, passou a negar pedigree aos Pastores Alemães Brancos. Em 1968, seguindo a orientação da SV, o AKC (American Kennel Club) aprovou a desqualificação da variedade branca de qualquer exposição de pastores alemães. Foi o único caso na história da AKC de desqualificação baseada apenas na cor.

Cientistas demonstraram não haver associação entre a cor branca do Pastor Alemão e nenhuma das doenças a eles atribuídas.

O início de criação do Pastor Alemão Branco por volta do final dos anos oitenta foi difícil e demorado. Até então não tinhamos nenhuma entidade que oficializasse a variedade, os poucos exemplares existentes no país eram tidos como Pastores Canadenses ou Pastores Alsacianos e não possuíam pedigree. Os proprietários desses exemplares, quer por falta de informações ou por desconhecimento sobre a raça, os acasalavam indiscriminadamente, mestiçando os descendentes que, às vezes, eram filhos de pais importados dos EUA ou Canadá e de linhagens puras e registradas naqueles países. Para iniciarmos o trabalho da S.B.C.P.A.B., tivemos que divulgar sua existência incentivando os possuidores de cães dessa variedade a nos remeter fotos, e pelo fenótipo de cada exemplar concedíamos o registro inicial e filiação do proprietário. Foi um trabalho árduo e demorado, tanto que após quase três anos de fundada, a SBCPAB contava apenas com dez filiados.

A criação inicial também foi difícil. Tínhamos de trabalhar em cima do produto genético que estava disponível e que não era o ideal.Em 1995 importamos dos EUA um reprodutor, e daí para frente, após acasalamentos com esse cão, começamos a obter melhor qualidade. Em 1997 importamos mais oito exemplares, os quais acasalados entre si têm nos dado excelentes matrizes e reprodutores.

Temperamento: forte,firmeza de carater,coragem,fidelidade e obediência são caracteristicas do PAB.Deve ignorar estranhos quando em presença de seu proprietário ,contudo alerta e pronto para a defesa assim que solicitado.Não deve se mostrar nervoso em situações anormais e menos ainda demonstrar timidez e covardia nessas ocasiões.Exemplares tímidos ou covardes devem ser excluidos da criação.

Coloração: inteiramente branco neve,trufa,comissuras labiais e contornos dos olhos negros.Olhos castanhos quanto mais escuro melhor.Aceitáveis matizes castanhos mais claro,mas não desejáveis.Olhos de rapina,vesgos ou de qualquer outra cor são penalizados e excluídos da reprodução.

Pelagem: dupla,com subpelo e sobrepelo,o subpelo é fino e compacto e sua eespessura varia conforme a temperatura ambiente e o estato físico do animal.Sua ausencia total é considerada falta.


Comentários
1 Comentários

1 comentários:

Adm Japa disse...

Hmm interessante. Mas essa coloraçao tem alguma ligaçao com o huscky siberiano?

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
Template by - Abdul Munir | Daya Earth Blogger Template | Política de Privacidade