sexta-feira, 11 de maio de 2012

Rottweiler

O Rottweiler figura entre as raças mais antigas. Sua origem remonta à época dos romanos, onde foi criado como um cão de guarda e boiadeiro.

Esses cães imigraram com as legiões romanas através dos Alpes, guardando homens e tocando o rebanho. Nos arredores de Rottweil, eles se encontraram com os cães da região. Houve, então, uma miscigenação. A tarefa principal do Rottweiler voltava a ser a condução e a guarda de grandes rebanhos, de grandes animais e a defesa do seu dono e seu patrimônio. Ele recebeu esse nome por causa da antiga cidade de Rottweil: Rottweiler Metz-gerhund (Cão de açougueiro de Rottweil).

Os açougueiros criaram esta raça por pura exibição, sem qualquer utilidade para ele. Assim, no decorrer do tempo, este cão de passeio passou a ser mais utilizado como cão de tração. No início do século, quando se pesquisaram diversas raças para a função policial, o Rottweiler também foi avaliado. Em pouco tempo demonstrou ser extraordinariamente adequado às tarefas do serviço policial.

Por esta razão, no ano de 1910, foi oficialmente reconhecido como um cão policial. A criação do Rottweiller pretende um cão forte, preto com marcações em marrom avermelhado, claramente definidas, que, apesar do aspecto geral massudo, não deve prescindir de nobreza, sendo altamente indicado como cão de companhia, proteção e utilidade.

É um cão robusto, porte de médio para grande, sem ser leve, grosseiro, pernalta ou esguio. Sua estrutura, em proporções corretas, forma uma figura compacta, forte e bem proporcionada, revelando potência, agilidade e resistência.


Temperamento
Os cães da raça Rottweiler são reconhecidos como exímios defensores de seu donos e seus pertences, assim como de seu território. Muito afável com crianças e pouco sociável com pessoas estranhas ao seu convívio.

O temperamento do animal é forte, com personalidade marcante e individual, podendo sofrer grande influência dos aspectos genéticos, mas não sendo impossíveis de serem educados.

É necessário que os animais sejam treinados conforme a finalidade desejada, com o objetivo de torná-lo sociável. Por apresentarem características de defesa e ataque bem acentuados, estes cães devem ser treinados por profissionais capacitados e experientes.
Os cruzamentos devem ser cuidadosamente assistidos, com adequada seleção dos padreadores para que os produtos destes cruzamentos não sejam verdadeiros desastres quanto ao temperamento.

A quantidade de espaço que o animal desfruta para se exercitar e o contato constante com pessoas pode manifestar excelentes resultados na educação, desenvolvimento da personalidade e amenização do temperamento do animal.

A altura do macho varia de 61 a 68 centímetros de cernelha e peso entre 45 e 65 quilos. Os cães entre 61 e 62 centímetros são considerados pequenos. Os que possuem altura entre 63 e 66 centímetros têm o tamanho ideal. De 67 até 68 centímetros são muito grandes. Os rottweiler cuja altura estejam acima de 68 e abaixo de 61 centímetros são considerados fora do padrão da raça definido pelo ADRK.

A altura da fêmea varia de 56 a 63 centímetros de cernelha e peso entre 37 e 58 quilos.

Temperamento: amigável,pacífico,muito apegado,adora crianças.Também é autoconfiante e corajoso.Sempre atento a tudo que o cerca,reage com grande presteza. Longevidade: de 10 a 12 anos.

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
Template by - Abdul Munir | Daya Earth Blogger Template | Política de Privacidade