quinta-feira, 26 de junho de 2008

Jack Russell

O reverendo Jack Russell amante dos esportes caninos quis um terrier especial, com tamanho adaptado à sua presa, a raposa, porém não muito pequeno que não pudesse acompanhar os outros cães. Um terrier menor de patas curtas, parecia ser fundamental para os requisitos do reverendo. O resultado desconhecido de suas cruzas foi o Jack Russell Terrier. Os ingredientes exatos deste caçador não são conhecidos, porém apontam para o Bull Terrier e Beagle em conjunto com outros terriers. O tipo atual é muito mais refinado que o antigo. Eles eram muito mais toscos e robustos, mais parecidos ao Bull Terrier.

Trata-se de um terrier pequeno, elegante, esperto, bem equilibrado e conformado. Existem três tipos de pelagens: partido, dura e curta. Todas elas com predominância do branco com manchas tricolores, marrons ou pretas. Existem dois tamanhos: de 23 à 30cm e de 30 à 38cm. O peso 5 à 8Kg. O peito não é muito largo, para facilitar sua entrada no esconderijo da raposa. O corpo é mais comprido que alto. Corta-se o rabo deixando-se uns 10cm no cão adulto. As orelhas são dobradas em forma de V. O focinho é comprido e pontiagudo.


O Jack Russel é ideal companheiro para quem é ativo e gosta de fazer cooper ou participar de provas de agility. Quando filhotes são energéticos e incansáveis e totalmente contra indicados para quem mora em apartamento, trabalham odia todo fora de casa e precisam deixar o cão sozinho. Esta raça adora o convívio familiare precisam de muita atenção e educação. Como ele é muito ativo e esta sempre à procura de algo para fazer e, caso não encontrem nada, com certeza irão roer móveis ou escavar enormes buracos no jardim.

Problemas comuns à raça - Doença de V Williebrand - uma deficiência de coagulação sangüinea; Epilepsia – pode ser causada por diversos fatores e o tratamento vai variar de acordo com o diagnóstico feito pelo veterinário.Dermatites e eczemas – normalmente causados pelo aparecimento de fungos.

Um terrier vivaz, alerta e ativo com uma expressão sagaz e inteligente. Arrojado e destemido, amigável, mas calmamente confiante.

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
Template by - Abdul Munir | Daya Earth Blogger Template | Política de Privacidade