
As faces deste terrier relativamente grande são cheias, os maxilares poderosos, e os dentes fortes. A pelagem densa é normalmente preta ou cor de chocolate, ou apenas vermelha. Há a variedade de pêlo macio e a de pêlo cerdoso.
Vivo, muito combativo, um "matador" muito corajoso, temerário. Não possui um temperamento fácil. Desconfiado em relação a estranhos, é um guardião sempre vigilante. Agressivo em relação aos seus congéneres. É um dos raros Terriers que não é exactamente um cão de companhia, se bem que se possa mostrar afectuoso em relação àqueles que lhe estão próximos. Requer uma educação muito firme. Só obedece ao dono.
É corajoso e forte, com gosto pelo trabalho e constância, cheio de vitalidade e temperamento confiável, dócil e afável, sem ser tímido nem agressivo.
A cor é preta, marrom escuro ou negro acinzentado mesclado com marcas limpas bem delineadas de cor amarelo avermelhado sobre os olhos (cílios), focinho, peito, membros e em torno do ânus. Permite-se igualmente uma máscara clara ou escura; se tolera una pequena marca branca no peito e nos dígitos.